CURIOSIDADES

Seguindo as informações prevista pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), através da resolução 406, e da Câmara Técnica Florestal do Estado, na resolução 001 de 2013, entre os dias 1º de fevereiro e 1º de abril o corte, derrubada, arraste e transporte na floresta estão proibidos. A determinação é conhecida popularmente como Piracema da Madeira.Há seis anos o setor de base florestal adota o regulamento no período de chuvas da região, embasado através de estudo técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que demonstra a intensidade que as floretas são afetadas nessa estação chuvosa.
Esta determinação tem objetivo de proteção ambiental. “O desgaste proveniente do trafego de caminhões e maquinários nessa época, faz com que a floresta leve mais tempo para a sua recuperação”.
Neste período, poderá ser transportado da floresta, apenas a madeira que já se encontra na esplanada principal - uma espécie de deposito dentro da floresta -, a partir do qual são encaminhados para as indústrias.